quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Quatro Dicas para Aproveitar seu Tempo Melhor

Olá a todos,

Hoje lhes envio quatro dicas da psicóloga Rosana Pereira Davila (Diretora de Tess-on) para aqueles que desejam organizar melhor seu tempo, o que implica uma maior concentração de energia em relação aos nossos objetivos mais importantes.

Rosana diz que o Tempo é um bem universal e depende de nós se decidimos aproveitá-lo ou desperdiçá-lo. Se queremos aproveitá-lo, devemos planificar nossas atividades de acordo com dois eixos fundamentais: a importância da tarefa e a urgência em terminá-la. Certas habilidades, como o planejamento antecipado, podem ser praticadas e nos ajudam a exercer um controle melhor sobre o tempo. Se habitualmente nos falta tempo, então deveríamos pensar melhor em como estamos nos organizando. Para isso, apresenta quatro dicas para que possamos ter mais rendimento durante o dia.

1. Deixar de fazer coisas desnecesárias.

Em uma situação ideal, deveríamos dedicar 50% do nosso tempo em tarefas produtivas e importantes, tanto na esfera pessoal como na esfera profissional. Identifique as suas atividades durante um dia normal e tente cortar as tarefas menos produtivas e se concentrar nas tarefas que nos proporcionam alto rendimento (financeiro, emocional, intelectual, etc.).

2. Delegar

Os problemas surgem quando, por não delegar, dispomos de menos tempo para realizar outras atividades mais importantes. É preciso deixar de lado o excesso cuidado (pensar que ninguém pode fazer a tarefa melhor que nós) e a falta de planificação (não encontrar tempo para ensinar a outros como fazer determinadas tarefas).

3. Analisar e por  mãos à obra.

É frequente, frente a um excesso de trabalho, nos lançarmos afoitos a realizar as tarefas sem planificar previamente a situação. Abraham Lincoln disse o seguinte: "Se dispusesse de oito horas para cortar uma árvore, empregaria seis em afiar o machado".

4. Não quer perder seu tempo, nem o tempo de outras pessoas.

Sempre que puder, planifique suas reuniões e encontros de maneira que todos saibam qual serão os temas a serem tratados e possam vir com eles preparados de antemão. Aprenda a dirigir encontros para que não se convertam em debates intermináveis. Pratique a pontualidade, tanto para o início dos trabalhos como para o término dos mesmos. Não deixe seus colabora esperando.

Boa sorte!

* Eu acrescentaria uma dica: analise a importância do uso de Facebook, Orkut e outras redes sociais na sua rotina e veja se realmente o tempo que você utiliza revisando esses sites não poderia estar sendo melhor utilizado em tarefas mais importantes e produtivas. Tente dar umas pequenas férias para as redes sociais e compartilhe conosco se seu tempo de produtividade aumentou com essa atitude. 

Nenhum comentário: