Hoje lhes envio quatro dicas da psicóloga Rosana Pereira Davila (Diretora de Tess-on) para aqueles que desejam organizar melhor seu tempo, o que implica uma maior concentração de energia em relação aos nossos objetivos mais importantes.
Rosana diz que o Tempo é um bem universal e depende de nós se decidimos aproveitá-lo ou desperdiçá-lo. Se queremos aproveitá-lo, devemos planificar nossas atividades de acordo com dois eixos fundamentais: a importância da tarefa e a urgência em terminá-la. Certas habilidades, como o planejamento antecipado, podem ser praticadas e nos ajudam a exercer um controle melhor sobre o tempo. Se habitualmente nos falta tempo, então deveríamos pensar melhor em como estamos nos organizando. Para isso, apresenta quatro dicas para que possamos ter mais rendimento durante o dia.
1. Deixar de fazer coisas desnecesárias.
Em uma situação ideal, deveríamos dedicar 50% do nosso tempo em tarefas produtivas e importantes, tanto na esfera pessoal como na esfera profissional. Identifique as suas atividades durante um dia normal e tente cortar as tarefas menos produtivas e se concentrar nas tarefas que nos proporcionam alto rendimento (financeiro, emocional, intelectual, etc.).2. Delegar
Os problemas surgem quando, por não delegar, dispomos de menos tempo para realizar outras atividades mais importantes. É preciso deixar de lado o excesso cuidado (pensar que ninguém pode fazer a tarefa melhor que nós) e a falta de planificação (não encontrar tempo para ensinar a outros como fazer determinadas tarefas).3. Analisar e por mãos à obra.
É frequente, frente a um excesso de trabalho, nos lançarmos afoitos a realizar as tarefas sem planificar previamente a situação. Abraham Lincoln disse o seguinte: "Se dispusesse de oito horas para cortar uma árvore, empregaria seis em afiar o machado".4. Não quer perder seu tempo, nem o tempo de outras pessoas.
Sempre que puder, planifique suas reuniões e encontros de maneira que todos saibam qual serão os temas a serem tratados e possam vir com eles preparados de antemão. Aprenda a dirigir encontros para que não se convertam em debates intermináveis. Pratique a pontualidade, tanto para o início dos trabalhos como para o término dos mesmos. Não deixe seus colabora esperando.Boa sorte!
* Eu acrescentaria uma dica: analise a importância do uso de Facebook, Orkut e outras redes sociais na sua rotina e veja se realmente o tempo que você utiliza revisando esses sites não poderia estar sendo melhor utilizado em tarefas mais importantes e produtivas. Tente dar umas pequenas férias para as redes sociais e compartilhe conosco se seu tempo de produtividade aumentou com essa atitude.
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