segunda-feira, 30 de abril de 2007

Lei da Atração: O Quarto Dia - Orçamento Financeiro Pessoal

Mentalizando..."Todos os meses recebo R$ 30.000,00 do universo e multiplico esse valor, melhorando minha qualidade de vida e de quem tenha qualquer tipo de contato comigo".
Não estou tratando aqui de como ganhar dinheiro rapido ou como ganhar dinheiro facil. A minha idéia aqui é deixar os internautas a par do meu desafio. Mas, quero que este site tenha um ótimo conteúdo sobre finanças pessoais e investimentos, além de relatar a minha experiência pessoal sobre a Lei da Atração, tal como dita no filme The Secret.
A respeito da minha rotina, quero ressaltar que hoje acabei de receber outra proposta para trabalhar com música, além de ter assistido ao ótimo concerto para Piano no Teatro São Pedro, junto aos meu tios e primos queridos. Como já disse. ESSAS são as coisas essenciais da vida. Perguntem quanto gastei? NADA. Ingressos Cortesia. E ainda ganhei um afilhado trompetista de mão cheia.
----
Bem, voltando ao assunto do post anterior, volto a falar sobre hábitos financeiros. De acordo com Glória Maria Garcia Pereira, autora de "As Personalidades do Dinheiro" e "A Energia do Dinheiro", criamos nossas primeiras estratégias financeiras aos 7 anos de idade. A forma como lidamos com o dinheiro expressa nossa maneira de viver. Para verificar como está sua atitude em relação ao dinheiro, faça o teste em http://www.sinergianet.com.br/testes/tipoemocional.asp. O modelo mental que foi estabelecido desde sua relação com seus pais influencia diretamente no seu comportamento atual. Você pode estar copiando a exata reação de seus pais em relação ao dinheiro e à vida e nem ter dado conta disso.
Assim, após descobrir o tipo de relação emocional que você tem com o dinheiro e se a sua atitude em relação a ele é consciente ou herdada inconscientemente, acredito que precisa haver um esforço muito grande para poder eliminar conceitos limitadores.
Além disso é hora de revisar seu orçamento pessoal. Talvez você tenha medo de saber quanto gasta e quantas dívidas tem, talvez você controle até demais. O fato é que todos os seus gastos, quando apontados, vão mostrar EXATAMENTE como você tem levado sua vida. E aqui vai uma dica prática importante:
Como fazer seu orçamento Mensal:
Faça 3 Colunas. Na primeira, coloque o orçamento real, suas entradas e saídas. Na segunda, você coloca seu orçamento ideal. Sem bloqueios. Coloque exatamente quanto gostaria de gastar com cada ítem. A questão aqui é permitir-se sonhar.
Na 3a coluna, COMPARE e FAÇA AJUSTES. Na terceira coluna são importantes o discernimento do que é mais importante para você e sua CRIATIVIDADE para aumentar sua renda.
Se o seu orçamento está negativo e sai mais dinheiro do que entra, então você precisa colocar em prática seu poder de discernimento e verificar se seus gastos e ganhos são coerentes com o seu SER. Para equilibrar o orçamento há duas maneiras:
1) Ou fazemos cortes nos gastos,
2) Ou aprendemos a fazer mais dinheiro e multiplicá-lo.
Abaixo, colocarei itens básicos de um orçamento pessoal, que pode servir para o seu fluxo de caixa, inclusive. É interessante, em um primeiro momento, anotar todos os dias os seus gastos, do cafezinho ao flanelinha. Fazer isso durante dois ou três meses.

RECEITAS
Aulas
Cachês
Empréstimo
Extras 1
Salário/Mesada
Renda fundo 1
Renda fundo 2
Total de Entradas:
DESPESAS
1.Aplicações (Sonhos)
Sonho 1,2,3,4 (fundo,poupanca, ações, forex, etc)
2.Moradia
Aluguel, água, luz, telefone, concertos, etc.
3.Alimentação
Supermercado/feira,Padaria, Almoço/Jantar (rest dia-a-dia), Outros
4. Apresentação Pessoal
Roupas/sapatos, Cabelereiro/Manicure, Higiene Pessoal, Outros
5. Transporte/Locomoção
Ônibus, Taxi, Trem, Outros (pedágio, etc)
6. Educação
Curso de Língua, Material para Faculdade,
7. Lazer
Cinema/Teatro/espetaculos, Bares/restaurantes, Cafés, Outros (viagem, noitada, jogos), Livros/CDS
8. Saúde
Médicos, Dentista, Remédios, Exames em geral
9. Presentes
Aniversários,Afilhados,Amigos,Outros
10. Financeiro e dívidas
Juros,CPMF,Tarifa Bancária,Dívidas Atrasadas,OUTROS
11. Doações
Creche,Projeto Educacional,Outros

Total de Gastos
Saldo (Entrada - Gastos)
Por enquanto é isso. Este link, dá mais orientações sobre a energia do dinheiro: http://www.crasp.com.br/arquivos/Energia_do_Dinheiro_Vian.pps.
Enriqueça e seja melhor!

Nenhum comentário: