segunda-feira, 10 de maio de 2010

Lei da atração - O Método Oposto (O Monge que vendeu sua Ferrari)


O pensamento oposto



O autor Robin S. Sharma, em seu livro O Monge que vendeu sua Ferrari, nos dá um método que pode chegar a ser muito efetivo. Ele denomina esse método "pensamento oposto" e o atribui ao iogue Raman. A mente somente pode pensar uma coisa de cada vez. É impossível pensar duas coisas ao mesmo tempo. Assim, se vier à mente um pensamento negativo, pense o oposto, o contrário.

É interessante tomar essa atitude como um exercício mental diário, mesmo que isso pareça absurto e simplista. Por exemplo, se você fizer, para você mesmo, uma autocrítica feroz, pense o contrário, louve o que você tem de bom. Neste "exercício mental" talvez se pode descobrir que, mesmo que alguém possa crer que tem razão em muitos de seus pensamentos negativos, talvez não eles não sejam justos e quase sempre acontece que são subjugados aspectos positivos de situações e da própria personalidade da pesssoa. 

Quando se pensa assim, a pessoa começa a perceber que se sente melhor em muitos de seus pensamentos se não se martiriza continuamente com eles. 

O ideal é destruir pensamentos negativos, acabar definitivamente com eles, não permitir que se grudem na mente  nenhum desses pensamentos.

É o primeiro desafio. Está aí uma ginástica mental diária: o pensamento oposto!

Você encontra o resumo do livro de Sharma aqui!

Nenhum comentário: